O Melasma é o termo médico para as manchas da face irregulares de cor geralmente acastanhada. É uma inflamação crônica, desencadeado por vários fatores como exposição solar e fatores hormonais, mas também se sugere um componente genético devido à alta prevalência em membros de uma mesma família.
Outras doenças podem ser confundidas e causam manchas na face como hiperpigmentação pós-inflamatória, manchas induzidas pelo uso de medicamentos, nevo de Ota.
O tratamento inicia com fotoproteção adequada, uso de protetores solares, chapéus. Também são usados pelos pacientes agentes despigmentantes tópicos e também novos tratamentos orais. Hoje os tratamentos a laser com laser Q-switched Nd- Yag são indicados para os pacientes com resultados satisfatórios, com a vantagem de ser indolor e não afastar os pacientes de suas atividades habituais.
Durante a sessão o laser e aplicado de forma rápida nas áreas com melasma. Apos as sessões a pele fica ligeiramente avermelhada, mas esse efeito colateral desaparece rápido. São necessárias em media 12 sessões com intervalos semanais.